Ronaldo investe em porcelanas portuguesas – compra 10% da Vista Alegre
Capitão da seleção vai ajudar a expandir Vista Alegre nos mercados do Médio Oriente e asiático. Retalho e hotelaria em foco.
O ano em que a Vista Alegre celebra 200 anos de vida é marcado com a entrada de um novo investidor português: o craque de futebol Cristiano Ronaldo adquiriu 10% do capital da Vista Alegre Atlantis, um investimento avaliado em cerca de 17 milhões de euros. Assim, Ronaldo fica acionista da empresa de porcelanas portuguesa e vai ajudar a expansão das marcas em vários mercados do Médio Oriente e asiático, tanto no retalho, como na hotelaria.
Classificado pela revista Forbes como o atleta mais bem pago do mundo em 2023, Cristiano Ronaldo, o jogador de 39 anos, conta com um portfólio de investimentos diversificado, passando pela hotelaria, comunicação social, estética e, mais recentemente, pelas porcelanas, movimentando milhões por ano fora dos relvados.
Foi na passada sexta-feira, dia 14 de junho, que a Vista Alegre revelou que o craque português entrou no capital da empresa. “Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores de sempre da história do futebol mundial, e a personalidade portuguesa mais conhecida e admirada em todo o mundo, adquiriu através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, 10% do capital da Vista Alegre Atlantis SGPS e acordou adquirir, em operação a concretizar nos próximos dias, 30% do capital da Vista Alegre Espanha”, lê-se em comunicado enviado às redações.
Tendo em conta o preço de fecho das ações na sexta-feira, a posição adquirida pelo jogador de futebol madeirense na Vista Alegre (10%) está avaliada 17,3 milhões de euros, escreve o ECO.
Paralelamente, o capitão da seleção portuguesa de futebol e a Vista Alegre anunciaram a criação, “em partes iguais”, de uma empresa no Médio Oriente e Ásia, tendo por objetivo fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naqueles mercados. Esta colaboração vai ajudar a acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium.
“A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo. A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português”, afirmou Cristiano Ronaldo citado no documento. Com esta parceria, será possível “promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo”, disse ainda o jogador que se prepara para a sexta participação no campeonato na Europa.
Por sua parte, Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do Grupo Visabeira, detentor do Grupo Vista Alegre Atlantis, revela “é com grande entusiasmo que recebemos Cristiano Ronaldo como nosso investidor”, admitindo que o capitão da seleção nacional de futebol “consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento”.
Este negócio entre Ronaldo e a Vista Alegre surge numa altura em que a marca portuguesa, fundada em 1824, comemora os seus 200 anos de existência, marcados pela produção de porcelana, cristal e vidro feito à mão. Só em 2023, o Grupo Vista Alegre totalizou 129,6 milhões de euros em vendas e o mercado externo representou cerca de 70% do volume de negócios do grupo, destacando-se países como a Alemanha, França, Espanha, Itália, EUA e Brasil.
Foto de Capa: Vista Alegre | Getty Images | Bordallo Pinheiro
Fonte: Idealista